sexta-feira, 16 de abril de 2010
Grafite. Arte urbana, caligrafada normalmente em espaços públicos, porém de elaboração mais complexa. Faz parte dos corriqueiros cenários cotidianos das grandes cidades, como forma intencional de interferir com a sociedade. Arte que reflete a realidade das ruas, o estado de espírito dos grafiteiros.
Além do mais, tem valor artístico bem mais respeitado do que a pichação, que é visto como sujeira e vandalismo. Também entra a questão da poluição. Constatou-se nos últimos anos, que a camada de ozônio vem sendo afetada pelo uso de aerossóis. Estes em forma de spray, liberam entre outros elementos o cloro. Que pode quebrar as moléculas de exigênio dessa camada. Segundo Nicolas Behr, poeta e ambientalista, uma forma ecológica de pichar e grafitar, seria com o uso de carvão e gizão de cera, pois ainda não se inventou um spray sem propelente.
De um lado o grafite é desempenhado com qualidade artística, e do outro não passa de mera poluição visual e vandalismo, assim como a pichação. Penso que é arte de expressão simples e fácil, porém desde que grafitada com consciência. Afinal trata-se de espaços públicos, e não de propriedade privada. Por isso é que se deve respeitar o que é de todos os cidadãos brasileiros.
Comumente vindos dos bairros suburbanos das cidades, os grafiteiros através da arte pintada nos muros demonstram a busca por participação social. Já que a arte é capaz de integrar diferentes contextos e formas de convivência entre todos os indivíduos.
Uma possível forma de desenvolver essa arte, embora não mais nas ruas, e com o intuito de "embelezar a cidade", seria com a implantação de galerias exclusivas ao grafite e a pichação.
Em suma, arte tem função estética, compromisso com o social e com aquilo que faz bem a mente das pessoas. E grafite somente é arte, quando revela o lúdico e aquilo que as pessoas realmente esperam ver, sem poluir e sujar lugares impróprios e inadequados.
Daniela Carniel - 16 de abril de 2010.
"Os homens de poucas palavras são os melhores." (William Shakespeare)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
tem uma palavra escrita errado, é OXIGÊXIO e não exigênio! Peço desculpas.
ResponderExcluir