quarta-feira, 28 de abril de 2010

GRAFITE versus PICHAÇÃO

Sempre admirei todos os tipos de arte e acho que o grafite é uma arte em que o artista expressa suas emoções no que ele faz, como um pintor em sua tela.
O grafite segundo Wadel Clarimundo Gonçalves é uma forma de comunicação, e eu concordo porque assim o grafiteiro pode expressar suas ideias e se comunicar com as outras pessoas transmitindo várias mensagens.
Não concordo com a pichação como o poeta e ambientalista Nicolas Behr que diz que a pichação é uma poluição ambiental e visual, pois ninguém entende aqueles símbolos a não ser o pichador e os membros de sua "gang", além dos sprays usados possuírem aerossóis poluindo muito o ar.
Na minha opinião, o grafite é uma arte popular, que pode ser feita em locais públicos, mas com responsabilidade e consciência para não se tornar um vandalismo, como também diz a artista plástica Regina Ramalho.
Penso que a pichação seja uma forma de "arte" também, mas um pouco grotesca, pois não é legalizada como o grafite e quem picha comete vandalismo. Os pichadores também transmitem sua mensagem em forma de símbolos, mas de um modo particular, porque apenas eles e os membros de sua "tribo" que entendem.
Enfim, digo que o grafite é bonito, é uma arte e deve ser feita, para talvez evitar a pichação de que não aprecio, pois é ilegal e muitas vezes acaba com a morte de seus autores.

Giseli Aparecida Dutra Magnante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário