sexta-feira, 16 de abril de 2010

Grafite com Responsábilidade


O Grafite é uma forma de arte que está se expandindo cada vez mais, principalmente em cidades grandes, embora algumas pessoas vejam isso como poluição visual e o responsável por isso um vândalo.
De acordo com Regina Ramalho, artista plástica, o grafite é uma forma de expressão surgida da pobreza e da repressão. Mas é preciso ter responsabilidade ao grafitar, ocupas os espaços públicos com consciência, caso contrário vira vandalismo.
Sinceramente penso que o grafiteiro deveria expressar sua arte na sua própria casa, ou em algum lugar que seja de sua responsabilidade. Grafitar, mesmo que seja de forma consciente, não é correto, principalmente se for em monumentos históricos e praças públicas ou em qualquer outro lugar de uso coletivo.
Nascido nos guetos das grandes cidades americanas, pricipalmente Nova York, o grafite é visto como arte das classes menos favorecidas, como forma de expressão surgida da pobreza e repressão. Hoje no Brasil, os grafites invadem galerias de arte do mundo. De acordo com o designer inglês Tristan Manco que lançou o livro "Grafiti Brasil", o grafite brasileiro é fonte de inspiração para o resto do mundo.
Concluo que o grafite é uma forma de combater a pixação e dar espaço para que as pessoas expressem sua arte de uma forma bem mais responsável e consciente também.

Carolina Tonello

Nenhum comentário:

Postar um comentário